Serviços

O que faz um Dr. em pneumologia?

Espirometria

O que é espirometria e como funciona

Conhecida por diferentes nomes, como Prova de Função Pulmonar ou Exame do Sopro, a Espirometria é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O resultado ajuda na análise das condições de ventilação do paciente e alguns casos não podem ser avaliados plenamente sem a realização deste exame complementar. Alterações podem indicar doenças respiratórias como asma ou DPOC.

Existem três situações principais em que o médico solicita o exame de espirometria:

  • Para investigar ou monitorar doenças respiratórias;
  • Para acompanhar o estado de saúde pulmonar de trabalhadores em ambientes que possam comprometê-la;
  • Para avaliar a capacidade pulmonar de atletas.

Teste alérgico

O que você precisa saber?

Teste de alergia. O que é isso? Como funciona? Quanto tempo leva? É preciso? O que ele detecta? Alguém pode fazer isso? — Estas são algumas das perguntas que você tem em mente? Você está no lugar certo para obter respostas! Muitas pessoas estão curiosas sobre o teste de alergia ou já passaram por esse teste antes. Na verdade, cerca de milhoes de pessoas sofrem apenas de alergias alimentares, sem incluir alergias sazonais ou ambientais. No artigo seguinte iremos responder a algumas destas perguntas sobre testes de alergia e se tiver mais perguntas, contate a nossa clínica.

Vacina para Rinite

A vacina para rinite, também conhecida como imunoterapia ou vacina de alergia

A vacina anti-alérgica, também chama de imunoterapia específica, é um tratamento capaz de controlar doenças alérgicas, como a rinite alérgica, e consiste na administração de injeções com alérgenos, que vão sendo administradas em doses crescentes, de forma a reduzir a sensibilidade da pessoa alérgica a esses alérgenos que causam a rinite.

A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico, a certas substâncias que o corpo entende como invasoras e nocivas. As pessoas que tem mais chances de ter alergias são aquelas que possuem doenças respiratórias como asma, rinite ou sinusite.

Além da rinite alérgica, a imunoterapia específica também pose ser aplicada a condições como conjuntivite alérgica, asma alérgica, alergia ao látex, reações alérgicas ao veneno de picada de insetos ou outras doenças de hipersensibilidade mediadas por IgE.