Conhecida por diferentes nomes, como Prova de Função Pulmonar ou Exame do Sopro, a Espirometria é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O resultado ajuda na análise das condições de ventilação do paciente e alguns casos não podem ser avaliados plenamente sem a realização deste exame complementar. Alterações podem indicar doenças respiratórias como asma ou DPOC.
Existem três situações principais em que o médico solicita o exame de espirometria:
- Para investigar ou monitorar doenças respiratórias;
- Para acompanhar o estado de saúde pulmonar de trabalhadores em ambientes que possam comprometê-la;
- Para avaliar a capacidade pulmonar de atletas.
Na pandemia de covid-19, este exame também passou a ser requisitado para investigar possíveis sequelas pulmonares em pacientes que foram acometidos pela doença.
Com tecnologia de ponta e de fácil manuseio, hoje este equipamento pode ser operado por técnicos de enfermagem ou enfermeiros especializados, mas a recomendação é que os laudos somente sejam emitidos por médicos pneumologistas.
A seguir confira todas as informações necessárias para aplicação deste exame, desde as modalidades de espirometria, tipos de aparelho, situações em que é recomendado pedir este exame, como preparar o paciente, parâmetros a serem analisados e como a telemedicina tem revolucionado este serviço ao tornar médicos referência neste mercado acessíveis a clínicas e hospitais com escassez destes especialistas.