A médica Ingrid Catiste Fazolin explica que a doença aparece devido ao uso de anticoncepcional, tabagismo, pós-operatórios, fatores genéticos, ou outros.
Silenciosa e assintomática, a trombose pulmonar ocorre quando um coágulo bloqueia a circulação nas artérias ou veias que conduzem sangue para os pulmões. Geralmente originado na perna, este coágulo formado pode retardar ou bloquear o fluxo sanguíneo normal, até se soltar e ‘viajar’ para o pulmão, levando à morte de parte do órgão afetado. Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como o uso de anticoncepcional, viagem prolongada, pós-operatórios, fatores genéticos, covid-19, entre outros.
Em Paranavaí, a médica Ingrid Ariel Lapas Catiste Fazolin (CRM PR: 43.218; CRM SP: 231.162; RQE 30.538) fala sobre os sintomas e como prevenir a trombose. Falta de ar, dores intensas no peito, tosse com sangue, pele azulada, palpitações, inchaço nas pernas e tontura são alguns dos sinais que a pessoa pode manifestar. No entanto, ela explica que as manifestações dependem do tamanho e duração do coágulo.
Para Ingrid, dar atenção imediata aos sintomas é crucial, pois a trombose pulmonar é uma emergência médica potencialmente fatal e exige tratamento rápido.
“Palavra da Expert
O tratamento requer urgência e é baseado em anticoagulantes, podendo exigir hospitalização e até UTI em casos graves. Essa condição leva à insuficiência respiratória ou parada cardícada, necessitando de acompanhamento médico rigoroso por causa do risco de hemorragia.
Ingrid Ariel Lapas Catiste Fazolin, médica
Para evitar a doença, a profissional dá 5 dicas importantes a serem consideradas.
- Evite ficar muito tempo sentado: ao ficar muito tempo na mesma posição, a circulação sanguínea fica prejudicada. Levante e faça caminhadas, mesmo que em um pequeno espaço;
- Meias de compressão: o uso das meias é recomendado, pois alivia as dores e inchaços. O item atua como uma camada muscular e faz com que o fluxo volte ao estado normal;
- Evite álcool, cigarro e comidas gordurosas: é fundamental evitar o consumo de álcool em excesso e isso também vale para a alimentação inadequada que contribui para a retenção de líquidos, podendo potencializar o inchaço das pernas;
- Faça exercícios físicos: praticar atividades físicas auxilia na saúde, reduz o estresse, aumenta o bem-estar, melhora a qualidade do sono e reduz dores no corpo;
- Beba muita água: beba de 1,5 a 2 litros de água por dia. Além da hidratação, o organismo fica mais saudável.
De acordo com Ingrid, a trombose tem cura. Basta procurar um profissional adequado para o caso e seguir as recomendações médicas que auxiliarão o paciente a voltar às condições normais.