a importância de investigar nódulos pulmonares
A médica Ingrid Catiste Fazolin explica que, em muitos casos, o diagnóstico precoce pode ser fator decisivo para aumentar as chances de melhora do paciente
A médica Ingrid Ariel Lapas Catiste Fazolin ressalta que todas as avaliações precisam ser feitas por um médico especialista. (Foto: Guto Costa )
A luta da cantora Rita Lee contra um câncer de pulmão acende um alerta para a necessidade de investigação de alguns sinais. Entre os indícios que precisam ser acompanhados estão os nódulos pulmonares. Em muitos casos, o diagnóstico precoce e o fato de não ignorar essas descobertas em exames de imagem podem ser fatores decisivos para aumentar as chances de melhora do paciente.
Segundo a médica Ingrid Ariel Lapas Catiste Fazolin (CRM PR: 43.218; CRM SP: 231.162; RQE 30.538), a partir do momento em que há sinais de alerta, é fundamental procurar uma avaliação médica para entender a natureza desses nódulos e tomar as medidas necessárias. “A história de Rita Lee nos ensina que é preciso coragem para enfrentar desafios. Assim, encorajamos todos a não subestimar a importância de investigar nódulos pulmonares. Juntos, podemos proteger nossa saúde respiratória e garantir um futuro mais saudável”, avalia.
De acordo com a médica, pelo menos três grupos de pacientes devem investigar com rapidez a existência de nódulos:
- aqueles que descobriram nódulos pulmonares incidentais: condição descoberta acidentalmente durante exames de imagem realizados por outros motivos, como um check-up médico ou um exame para avaliar uma condição não relacionada aos pulmões;
- aqueles que apresentam sintomas respiratórios: pacientes com sintomas como tosse persistente, falta de ar, dor torácica ou expectoração com sangue podem ser encaminhados para investigar a presença de nódulos pulmonares;
- aqueles que têm histórico de fatores de risco: pessoas com fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de câncer de pulmão, como tabagismo atual (lembrando do cigarro eletrônico) ou até mesmo quem não fuma hoje em dia, mas já fumou, exposição a agentes carcinogênicos (como amianto, radônio) ou histórico familiar de câncer de pulmão, geralmente são submetidas a uma investigação mais detalhada.
Essa avaliação é feita por um médico especialista e inclui a realização de exames complementares. Segundo a médica, é importante agir rapidamente para obter um diagnóstico preciso e, se necessário, tratar o problema o quanto antes. O objetivo, relembra, é avaliar a natureza dos nódulos e determinar se representam uma condição benigna ou requerem investigação adicional para excluir a possibilidade de câncer de pulmão.
Palavra da Expert
Os nódulos pulmonares devem ser investigados por um médico especialista. Dependendo das características dos nódulos, podem ser realizados exames como tomografia computadorizada, biópsia ou outros métodos de imagem avançados. O médico responsável irá analisar os resultados desses exames, considerar o histórico médico do paciente e tomar as decisões apropriadas em relação ao acompanhamento ou tratamento dos nódulos pulmonares.
Ingrid Ariel Lapas Catiste Fazolin, médica