evite doenças respiratórias
A médica Ingrid Catiste Fazolin explica que, nesta época do ano, é importante dar atenção à limpeza dos ambientes para evitar a proliferação de ácaros.
A médica Ingrid Ariel Lapas Catiste Fazolin reforça que manter alguns cuidados colabora para diminuir a ocorrência de problemas respiratórios. (Foto: Guto Costa )
Com a chegada do outono e, consequentemente, das temperaturas mais baixas, é natural que busquemos espaços mais aquecidos e aconchegantes. Mas estar em ambientes menos arejados requer cuidados para evitar a proliferação de ácaros e diminuir as chances de desenvolvimento de doenças, especialmente respiratórias.
De acordo com a médica Ingrid Ariel Lapas Catiste Fazolin (CRM PR: 43.218; CRM SP: 231.162; RQE 30.538), nesta época do ano é importante dar atenção especial à limpeza da casa, um dos locais onde passamos boa parte do tempo. Isso porque, segundo ela, caso a limpeza do imóvel e dos objetos pessoais não seja feita de maneira correta, os ácaros se acumulam e podem acabar gerando inflamação das vias aéreas de quem vive no local.
Pensando em garantir ambientes agradáveis para que você possa curtir a estação que antecede o inverno com tranquilidade, a médica separou dicas que vão ajudar a ter mais saúde neste período:
- Prefira utilizar panos úmidos para limpeza e evite vassouras e espanadores. Esses espalham ainda mais a poeira pelo ar, facilitando a inalação das partículas;
- Aspire a casa regularmente. Se possível, tenha um aspirador com filtro “HEPA” – “High Efficiency Particulate Arrestance”, ou “Alta Eficiência na Retenção de Partículas”, em tradução livre – que tem capacidade de reter partículas bem pequenas, como os ácaros, as bactérias e os vírus;
- Evite produtos de limpeza com cheiros fortes. No momento da compra, prefira os sem perfume;
- Use máscara ao fazer a limpeza da casa. Assim, você terá menos contato com a poeira que estiver no ambiente;
- Evite acúmulo de objetos e mantenha-os organizados. Dessa forma, você também evita acúmulo de poeira;
- Evite uso de carpete, cortinas e tapetes, que também costumam acumular maior quantidade de poeira;
- Higienize o sofá com regularidade e lave a capa das almofadas com frequência. Lembre-se, também, de higienizar as pelúcias;
- Resolva infiltrações ou outras causas de umidade em sua casa.
Palavra da Expert
Manter cuidados como estes colabora para diminuir a ocorrência de problemas respiratórios. Contudo, caso apresente algum desses sintomas, é importante procurar um médico: rinite; coceira de nariz e olhos; congestão nasal (o nariz entupido); tosse com secreção ou não; dor de cabeça; dor na face; dor de garganta; coriza; respiração ruidosa; dificuldade para engolir; rouquidão; respiração pela boca; febre.
Ingrid Ariel Lapas Catiste Fazolin, médica