A polissonografia, também chamada de estudo do sono, é um teste abrangente usado para diagnosticar distúrbios do sono. A polissonografia registra suas ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, a frequência cardíaca e a respiração, bem como os movimentos dos olhos e das pernas durante o estudo.
A polissonografia pode ser realizada em uma unidade de distúrbios do sono dentro de um hospital ou em um centro de sono. Embora normalmente seja realizada à noite, a polissonografia é ocasionalmente realizada durante o dia para acomodar trabalhadores em turnos que costumam dormir durante o dia.
Além de ajudar a diagnosticar distúrbios do sono, a polissonografia pode ser usada para ajudar a iniciar ou ajustar seu plano de tratamento se você já tiver sido diagnosticado com um distúrbio do sono.
Às vezes, você pode fazer o estudo do sono em casa. O teste de apneia do sono em casa usa um número limitado de sensores para se concentrar principalmente no diagnóstico da apneia obstrutiva do sono (AOS).
Por que ser feito?
A polissonografia monitora seus estágios e ciclos de sono para identificar se ou quando seus padrões de sono são interrompidos e por quê.
Existem diferentes tipos de dispositivos de teste de apneia do sono em casa usando diferentes combinações de sensores. Eles geralmente registram sua taxa de respiração e fluxo de ar, bem como os níveis de oxigênio e frequência cardíaca. Um estilo também incorpora informações sobre o tônus dos vasos sanguíneos.
O processo normal de adormecer começa com um estágio do sono chamado sono sem movimento rápido dos olhos (NREM). Durante este estágio, suas ondas cerebrais, registradas por eletroencefalografia (EEG), diminuem consideravelmente.
Seus olhos não se movem para frente e para trás rapidamente durante o NREM , ao contrário dos estágios posteriores do sono. Após uma ou duas horas de sono NREM, sua atividade cerebral aumenta novamente e o sono de movimento rápido dos olhos (REM) começa. A maioria dos sonhos ocorre durante o sono REM .
Você normalmente passa por vários ciclos de sono por noite, alternando entre o sono NREM e REM em cerca de 90 minutos. Os distúrbios do sono podem perturbar esse processo de sono.
Seu médico pode recomendar polissonografia se suspeitar que você tem:
- Apneia do sono ou outro distúrbio respiratório relacionado ao sono. Nessa condição, sua respiração para e recomeça repetidamente durante o sono.
- Distúrbio do movimento periódico dos membros. Neste distúrbio do sono, você involuntariamente flexiona e estende as pernas enquanto dorme. Esta condição às vezes está associada à síndrome das pernas inquietas.
- Narcolepsia. Você experimenta uma sonolência diurna avassaladora e ataques súbitos de sono nessa condição.
- Distúrbio comportamental do sono REM. Esse distúrbio do sono envolve a representação de sonhos enquanto você dorme.
- Comportamentos incomuns durante o sono. O seu médico pode realizar este teste se você fizer atividades incomuns durante o sono, como caminhar, movimentar-se muito ou fazer movimentos rítmicos.
- Insônia crônica inexplicada. Se você tiver problemas consistentes para adormecer ou permanecer dormindo, seu médico pode recomendar a polissonografia.
Quais os riscos?
A polissonografia é um exame não invasivo e indolor. O efeito colateral mais comum é a irritação da pele causada pelo adesivo usado para fixar os sensores de teste à sua pele.
Como você se prepara
Você pode ser aconselhado a evitar bebidas ou alimentos que contenham álcool ou cafeína durante a tarde e a noite antes da polissonografia. O álcool e a cafeína podem alterar seus padrões de sono e podem piorar os sintomas de alguns distúrbios do sono.
Cochilar à tarde antes de um estudo do sono é desencorajado. Você pode ser solicitado a tomar banho ou tomar banho antes do estudo do sono. Mas não coloque loções, géis, colônias ou maquiagem antes do teste, pois podem interferir no uso dos eletrodos.
Para um teste de apneia do sono em casa, o equipamento é entregue a você ou você pode retirar o equipamento no consultório do seu médico. Você receberá instruções descrevendo como usar o equipamento. Faça perguntas se não tiver certeza sobre como o teste ou equipamento funciona.
O que você pode esperar durante a polissonografia
Se você estiver fazendo uma polissonografia completa em um centro de sono, chegará à noite e passará a noite. Você pode trazer itens que usa para sua rotina de dormir e pode dormir com suas próprias roupas de dormir.
Se você estiver fazendo um teste de apneia do sono em casa, siga seu horário regular de dormir. Você precisará colocar os sensores em seu corpo e ligar a máquina de acordo com as instruções. O seu médico pode pedir-lhe para manter um registo do sono.
A sala onde a polissonografia é feita é semelhante a um quarto de hotel e é escura e silenciosa durante o teste. Você não vai dividir o quarto com mais ninguém. Cada quarto tem seu próprio banheiro.
A área de dormir normalmente tem uma câmera de vídeo com pouca luz, para que os tecnólogos de polissonografia monitorando você possam ver o que está acontecendo na sala quando as luzes estão apagadas. Ele também possui um sistema de áudio, para que eles possam falar com você e ouvi-lo de sua área de monitoramento fora da sala.
Depois de se preparar para dormir, um dos técnicos colocará sensores em seu couro cabeludo, têmporas, tórax e pernas usando um adesivo suave, como cola ou fita adesiva. Os sensores são conectados por fios a um computador, mas os fios são longos o suficiente para permitir que você se mova na cama. Um pequeno clipe também é colocado em seu dedo ou orelha para monitorar o nível de oxigênio no sangue.
Enquanto você dorme, um tecnólogo monitora:
- Ondas cerebrais
- Movimentos oculares
- Frequência cardíaca
- padrão de respiração
- Nível de oxigênio no sangue
- Posição do corpo
- Peito e movimento abdominal
- Movimento dos membros
- Ronco e outros ruídos que você pode fazer enquanto dorme
Tecnólogos de polissonografia monitoram você durante toda a noite. Se precisar de ajuda, você pode falar com eles através do equipamento de monitoramento. Eles podem entrar na sala para liberar os fios se você precisar se levantar durante a noite.
Durante o estudo, o técnico pode fazer com que você experimente uma máquina de pressão positiva nas vias aéreas (PAP) para apneia do sono. Este é um dispositivo que consiste em um revólver de vedação hermética através do qual um fluxo suave de ar é fornecido para melhorar sua respiração.
A pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) é um tipo de máquina PAP . Os dispositivos CPAP fornecem um fluxo constante de ar que mantém as passagens das vias aéreas abertas enquanto você dorme.
Para algumas pessoas, as máquinas de pressão positiva nas vias aéreas de dois níveis (biPAP ou bPAP) podem ser uma escolha mais confortável. Esses dispositivos fornecem mais pressão enquanto você inspira e diminuem a pressão ao expirar.
Você pode ter a oportunidade de experimentar um dispositivo PAP antes do início do estudo do sono, para que não se surpreenda se o técnico sugerir que você experimente o dispositivo mais tarde durante a noite. Se necessário, o oxigênio também pode ser usado durante o estudo para reforçar sua respiração.
Embora você provavelmente não adormeça tão facilmente ou durma tão bem no centro de sono quanto em casa, isso geralmente não afeta os resultados do teste. Uma noite inteira de sono não é necessária para obter resultados precisos de polissonografia.
Resultados
As medições registradas durante a polissonografia fornecem muitas informações sobre seus padrões de sono. Por exemplo:
- Ondas cerebrais e movimentos oculares durante o sono podem ajudar sua equipe de saúde a avaliar seus estágios de sono e identificar interrupções nos estágios que podem ocorrer devido a distúrbios do sono, como narcolepsia e distúrbio comportamental do sono REM.
- Alterações na frequência cardíaca e respiratória e alterações no oxigênio no sangue que são anormais durante o sono podem sugerir apneia do sono.
- Ajustes corretos para PAP ou oxigênio caso seu médico queira prescrevê-los para uso doméstico.
- Movimentos frequentes das pernas que atrapalham o sono podem indicar distúrbio de movimento periódico dos membros.
- Movimentos ou comportamentos incomuns durante o sono podem ser sinais de distúrbio comportamental do sono REM ou outro distúrbio do sono.
As informações coletadas durante a polissonografia são avaliadas primeiro por um tecnólogo em polissonografia, que usa os dados para mapear seus estágios e ciclos de sono. Em seguida, essas informações são revisadas pelo médico do seu centro de sono.
Seu médico revisará as informações coletadas durante o teste de apneia do sono em casa. Pode levar alguns dias ou semanas para obter os resultados. É possível que os resultados não forneçam informações suficientes e seu médico pode recomendar uma polissonografia em laboratório.
Em uma consulta de acompanhamento, seu médico analisa os resultados com você. Com base nos dados coletados, seu médico discutirá qualquer tratamento ou avaliação adicional que você possa precisar.